| Add to Google | Favoritos | Newsletter | Enviar a um amigo | RSS
Canais
Links
Links Google


 
Artigos - Energia Eléctrica

Energia Eléctrica

A energia eléctrica é a principal fonte de energia na maior parte da empresas e em muitos casos a única fonte de energia utilizada. Este tipo de energia apresenta comparativamente um custo elevado pelo que, o correcto dimensionamento em projecto e a optimização de contratos e tarifas adequados aos padrões de utilização, podem representar benéficos em termos da utilização racional da energia. A seguir alguns conselhos:

- Escolher o contrato de fornecimento energia eléctrica que mais se adequar ao perfil de consumos da empresa. Para tal será necessário analisar a facturação energética de pelo menos um ano. Os factores mais importantes a ter em conta são a potência contrata e facturada e o regime de utilização relacionado com o perfil diário dos consumos energéticos.

- A Potência Contratada (PC) pode representar entre 10 a 20% do valor facturado. Ao analisar na facturação anual os valores mensais da Potência Tomada (PT) é possível constatar a possibilidade de redução da PC. Se a PT for sempre inferior ao longo dos 12 meses a PC, será recomendável a sua redução, isto desde que não estejam previstas novas máquinas e que a PT não seja inferior a 50% do potência nominal instalada (transformadores).

- Os equipamentos e máquinas industriais necessitam da Energia Reactiva, a qual não produz trabalho, mas é necessária para o seu funcionamento. Nos contratos de média e alta tensão esta energia é paga fora das horas de vazio e quando o parâmetro Factor de Potência(Coseno de phi) é inferior a 0,93. Com a instalação de condensadores é possível compensar o factor de potência mantendo-o a um nível elevado, eliminando da factura estes custos.

- Reduzir ao máximo possível os consumos durante as horas de ponta, programando as acções de manutenção dos equipamentos e as mudanças de turno para esses períodos. Enquadrar o mais possível as horas de refeições, paragens, e formação nas horas de ponta.

- Acumular frio (bancos de gelo) ou calor (reservatório térmicos) durante as horas de cheias e de vazio, para disponibilizar durante as horas de ponta.

- Efectuar periodicamente operações de manutenção preventiva (limpeza, re-apertos, etc.) aos portos de transformação, e de acordo com as indicações do fabricante. Isto permite não só aumentos na eficiência do equipamento como menor taxas de avarias.

- Evitar laborar com os transformadores perto da carga nominal e em regimes de cargas excessivas. Nestes pontos o transformado tem uma eficiência menor. O valor máximo da eficiência é atingido aos 50% da carga.

- Os postos de transformação não devem estar excessivamente afastados dos equipamentos consumidores, de modo a evitar grandes extensões de cablagem e por consequência maiores perdas na distribuição.

- O dimensionamento das secções dos cabos deverá ser feita de acordo com as normas legais é eventualmente ligeiramente sobredimensionados, por forma a reduzir as perdas energéticas nos mesmos.

- Ao alimentar equipamentos monofásicos a partir de uma rede trifásica deverá ser procurada uma distribuição uniforme pelas três fases, evitando desequilíbrios de corrente e sobrecargas nos circuitos, resultado assim menores perdas globais.

- Deve ser evitada a utilização da electricidade como fonte térmica. Está fonte energia é das mais caras e a fonte de energia final com maior custo energético, uma vez que grande parte da sua produção tem origem nas centrais termoeléctricas, com rendimentos inferiores a 40%.

- Os motores eléctricos são os equipamentos mais disseminados em todos os sectores industriais, sendo responsáveis por mais de 60% do consumo de electricidade na indústria, e por cerca de 30%, do consumo eléctrico global do País. A racionalizar a utilização dos motores eléctricos é possível evitando consumos supérfluos, gerindo o arranque dos motores, utilizando sistemas de transmissão eficientes, utilizando motores correctamente dimensionados, utilizando motores de "Alto Rendimento".





Bookmark and Share | Voltar | Topo | Imprimir | Enviar a um amigo
PUB
:: Produzido por EE. Copyright © 2007-20012. Todos os direitos reservados ::
:: :: Editorial :: Sobre o EE ::
Última actualização 11/21/2014