Climatização
A climatização é cada vez mais um parâmetro de conforto nos locais de trabalho e pode representar um valor significativo no total da factura energética. Com o objectivo de manter as condições de conforto diminuindo os consumos, apresentam-se uma série de conselhos:
- Antes que tudo um edifício mal isolado termicamente irá prejudicar a eficiência de qualquer sistema de climatização assim como aumentar os custos energético, pelo que o primeiro passo será garantir o bom isolamento de paredes, tectos e envidraçados.
- Regular os termostatos para uma temperatura interior de 21 a 23º C no Verão e de 20-18ºC no Inverno.
- Evitar a climatização de espaços não utilizados ou vazios, assim como o uso desnecessário destes equipamentos.
- Proceder com regularidade à limpeza dos filtros de ar e outras tarefas de manutenção periódica dos equipamentos.
- Ao utilizar os aparelhos de climatização fechar as portas e janelas, por forma a não desperdiçar energia.
- No momento de projectar um edifício de serviços ou mesmo industrial, tirar partido das soluções de arquitectura Bioclimática e da arquitectura solar passiva.
- Soluções descentralizadas (tipo splits) aumentam os consumos energéticos, a potência instalada, e tem baixa eficiência energética. A opção por soluções tipo multi-splits ou, preferencialmente, centralizadas, com mecanismos de regulação local, aumentam a eficiência do processo e facilitam a manutenção dos sistemas de climatização.