Utilização da energia térmica os processos
A utilização da energia térmica pode implicar o seu transporte para os locais de utilização. Isto poderá originar perdas nas tubagem que transportam os fluídos térmicos (água, vapor, óleo, etc.) uma vez que a temperaturas superiores (ou inferiores ao ambiente) existem perdas (ou ganhos) de calor é possível tomar medidas que impliquem menores perdas térmicas durante este transporte, a seguir apresentam-se algumas delas:
- Isolar convenientemente as superfícies quentes (ou frias) como tubagens, permutadores, reservatórios térmicos, etc.. Para superfícies quentes utiliza-se lá de vidro, lá de rocha, ou fibras cerâmicas. Para isolamento de superfícies frias utiliza-se poliestireno expandido, poliuretano ou mesmo cortiça.
- Nos circuitos térmicos que utilizem como fluído de transporte o vapor deverá ter-se em atenção a possibilidade de aparecerem fugas com o envelhecimento da instalação. Elimine as fugas de vapor.
- Efectuar a recuperação de todos os condensados, instalando para o efeito, linhas isoladas de retorno de condensados à central térmica.
- Instalar mecanismos de purga de ar (purgadores de ar), especialmente em pontos altos, para eliminar eventuais bolsas de ar nos circuitos a vapor.
- É possível o aparecimento de água em estado líquido no vapor, o que penaliza a transferência de calor, pelo que, em alguns casos, pode ser necessária a instalação de “separadores de água“, que permitem separar as gotículas de água do vapor.
- Manter em bom estado os purgadores de vapor, que separam o vapor de água dos condensados.
- Aproveitar o vapor Reevaporação (vapor de flash). Este vapor, de baixa pressão, pode ser reutilizado, com vantagem, no próprio processo ou em qualquer consumidor de vapor de baixa pressão.