05/12/2013
Ponte de Lima aposta na redução dos consumos energéticos dos equipamentos municipais
O município de Ponte de Lima e o ON.2 - O Novo Norte assinaram recentemente um contrato de financiamento para a execução do projeto “Piscina de Arca | Upgrade energético-ambiental”, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com uma taxa de cofinanciamento de 85%. A operação em causa irá permitir a implementação de um conjunto de medidas de eficiência energética e de aproveitamento de fontes de energia renováveis.
Esta intervenção, com um investimento total de 312.827 euros, integra-se na política de redução dos consumos energéticos de alguns equipamentos municipais, designadamente das piscinas municipais, prosseguida pela autarquia para os próximos anos e que visa uma progressiva melhoria do desempenho energético-ambiental do património no município, segundo o Correio do Minho.
A implementação de todas as medidas preconizadas permitirá uma redução no consumo energético de aproximadamente 50%, uma economia anual de aproximadamente 20 mil euros por ano, uma classificação energética futura “B” e uma redução das emissões de CO2 em, aproximadamente, 103 toneladas por ano.
O Município aguarda que a candidatura submetida para a piscina de Freixo mereça também a aprovação por parte da Entidade Gestora do ON.2.
EE / Correio do Minho