05/11/2013
RNAE promove boas práticas de eficiência energética no setor empresarial
A RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente está a promover a sensibilização das empresas para a adoção de práticas de eficiência e diversificação energética e de sustentabilidade ambiental, demonstrando a sua importância para o reforço da competitividade do tecido empresarial.
O Plano de Dinamização e Disseminação de Boas Práticas - Eficiência Energética no Setor Empresarial é apoiado pelo FEDER no âmbito do POFC - COMPETE/SIAC e foi alvo de aprovação em abril, segundo um comunicado da RNAE.
Na prática, o plano visa também informar as pequenas e médias empresas sobre “as orientações de políticas públicas, no que concerne à utilização de energia e sustentabilidade ambiental e impacto no tecido empresarial” e “as novas exigências do mercado”, esclarece a associação.
A RNAE encontra-se a elaborar um “Guias de Boas Práticas nas áreas da Eficiência Energética, Iluminação Interior, Climatização Mais Eficiente, Sistemas de Gestão de Energia e Contratos de Performance Energética”.
Além disso, a associação está a desenvolver, através da Sunlogica, Lda., diagnósticos energéticos em PME’s das regiões Norte, Centro e Alentejo que trabalham nas áreas de panificação, serração de madeira, fabrico de artigos de granito e de rochas e fabrico de portas, janelas e elementos similares em metal.
“Os Estudos Energéticos e Ambientais, que não terão qualquer encargo para as PME´s selecionadas, têm como objetivo a caracterização dos consumos energéticos e identificar possíveis reduções, bem como preparar informação para elaboração de planos de redução e otimização dos consumos energéticos”, destaca a RNAE.
EE